sábado, 21 de julho de 2012

AI DOS QUE PLANEIAM A INIQUIDADE


AI DOS QUE PLANEIAM A INIQUIDADE
Miqueias 2,1-5.

Ai dos que planeiam a iniquidade, dos que maquinam o mal em seus leitos, e o executam logo ao amanhecer do dia, porque têm o poder na sua mão! 
Cobiçam as terras e apoderam-se delas, cobiçam as casas e roubam-nas; fazem violência ao homem e à sua família, ao dono e à sua herança. 
Por isso, assim fala o Senhor: «Tenho planeado um mal contra esta raça, do qual não livrareis o pescoço. Não andareis mais com a cabeça erguida, porque será tempo calamitoso. 
Naquele dia será composta sobre vós uma sátira, e cantar-se-á uma elegia: ‘Estamos perdidos completamente, a parte do meu povo passa a outros. Ninguém a restituirá. Roubam e distribuem os nossos campos.’ 
Por isso, não terás ninguém que meça com cordel as porções, na assembleia do Senhor.» 

LEITURA ORANTE BÍBLICA


Ao ler esse texto, em primeiro lugar vem-me a mente identificar a quem se refere. Até porque é um alerta, um aviso e importante: “Ai dos que planeiam a iniqüidade...”

Evidente que o orgulho humano sempre pensará que o alerta não é dirigido a si próprio. E sempre ao outro. Pois é sempre o outro que mais errou, que mais foi injusto, que mais roubou, que mais maldiz entre outras coisas. Lembra aquela do jardim mais verde do vizinho? Pois bem, aqui também serve essa prédica, apesar de o valor ser oposto. Mas é sempre o vizinho e nunca não nós.

Cristo já havia dito para não olhar o erro do outro enquanto os olhos estivessem sujos.

Talvez seja isso o que é ser Cristão. Aliás, Cristo é a pessoa mais coerente que conheci na minha vida. Ou você não percebeu que nunca entrou em contradição. Olhe só. Deseje ao outro sempre aquilo que deseje para ti. Se não quero o mal para mim, não posso esperar para o próximo. Uma equação simples, universal. Não tem nuances e nem exceções.

E que relação isso tem com o texto de Miqueias? Olhe, se não quero que o outro seja condenado pelas suas más ações, significa que não quero o mesmo destino para mim também. Sendo assim, procuro a retidão em mim e contribuo para a retidão do outro.  Mas se olho para o outro como que apontando um criminoso, segundo a teoria Cristã, significa que um pouco desse criminoso há em mim.

Simples e exato.

Procuremos então o entendimento quando nos aproximamos desse grupo que maquinam na escuridão para atacar no alvorecer e nos afastemos dessas ações.

É isso.
21/07/2012 18:21:15

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Participe também desse momento de fé comentando, rezando ou compartilhando também a sua experiência religiosa aqui nesse blog.